terça-feira, 6 de abril de 2010

ESCOLA CENSURADA NO DIA DA ÁGUA

Alunos da escola da Estocada pediram fim do envenenamento da água e da natureza.
Os alunos de várias escolas municipais de Livramento de Nossa Senhora, Bahia, conduzidos por suas diretorias, se integraram às manifestações comemorativas do Dia Mundial da Água, 22 de março, instituído pela Organização das Nações Unidas - ONU, em 1992. Em todo o mundo, a maioria dos eventos chamou a atenção para a contaminação dos mananciais e a possibilidade de escassez, que preocupam não somente os ambientalistas mas autoridades de todos os países.
Em Livramento, as crianças participaram com muita alegria de uma caminhada, pelas ruas da cidade, evento que teve o apoio da Empresa Baiana de Água e Saneamento – EMBASA e Prefeitura Municipal. Segundo registrou o site oficial da Prefeitura, o município “celebrou o dia da Água com múltiplas atividades desenvolvidas nas Instituições de Ensino e uma caminhada em parceria com a EMBASA - através do programa COM+Água”.Acrescenta que houve um desfile em que “a ideia de chamar atenção da população para o uso racional da água deu certo: Carros de som, fanfarras, cartazes, faixas e pequenas encenações, arrancaram aplausos e elogios que certamente servirão de estimulo para a conscientização do risco que é a degradação do planeta”.
Cita que, na Praça Dom Hélio Paschoal, “a fanfarra do PROJOVEM Adolescente e o Centro Educacional Humberto Leal realizaram uma belíssima apresentação acompanhada de coreografias executadas por jovens da mesma entidade”, cantando, ao final, a música "Planeta Água”, de Guilherme Arantes, “executada e acompanhada pela população como um hino a este líquido tão precioso”.
Mas o governo democrático “Humanização, Dedicação e Compromisso” de Carlos Batista, que apoiou o despejo dos dejetos de Rio de Contas na Cachoeira de Livramento, foi desumano e cruel para com a única escola que, de fato, interpretou o verdadeiro sentido que motivou a criação do “Dia Mundial da Água”, pela ONU. A notícia do evento, publicada pelo site da Prefeitura, omitiu as fotos e qualquer referência à Escola Municipal Gil Ferreira Pessoa, da Estocada, cujos alunos protestaram contra a degradação do ambiente e a contaminação da água, no município.
Os meninos e as meninas, no exercício da cidadania e da democracia, desfilaram com faixas, cartazes e um “penico” na cabeça, chamando a atenção para como a água é, de fato, destratada em Livramento. Basta lembrar o Rio Taquari, morto pelos dejetos do “pinicão”; e, agora, o Rio Brumado e a Cachoeira de Livramento, que serão mortos pelo “pinicão” de Rio de Contas. A exclusão e a perversa discriminação causaram indignação e revolta entre os alunos e os professores da escola.
fonte e fotos: Mandacaru da Serra

Nenhum comentário: