domingo, 31 de janeiro de 2010

S.O.S. PIVA URGENTE!

Veja até que ponto o descaso com a saúde desse País chegou: um dos melhores poetas brasileiros, Roberto Piva, está em São Paulo precisando de um internamento em um hospital público e não consegue.

>>> Se algum leitor do nosso blog conhece alguém no Hospital das Clínicas (São Paulo) que tenha condições de conseguir uma transferência com URGÊNCIA para um quarto, já é um alento. <<<

Dessa forma, podemos constatar que nos encontramos em um estágio primitivo nessa questão. Temos problemas graves de saneamento básico; não vemos uma campanha educativa sequer sobre prevenção de doenças e higiene pessoal; a população não tem a menor noção de cidadania; os políticos não estão interessados nos investimentos em prevenção; os hospitais estão abandonados e temos que aceitar a omissão criminosa dos governos federal, estadual e municipal que desviam verbas da saúde para outros fins.
Um país sem saúde pública é um país atrasado. Isso sim é que é pobreza! De que adiantam os supostos “bons resultados” da economia? Como é que uma população doente vai se beneficiar? Até quando vamos continuar fingindo que está tudo bem? Isso tudo é lamentável! Queremos e necessitamos de uma saúde pública de qualidade!

>>> clique aqui e leia a matéria <<<

fonte: LC

sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

LUA NOVA

“Lua Nova tem agradado em cheio as meninas que colecionam tudo que o estúdio lança dos atores bonitões, e aos meninos que gostam de conferir cenas de lutas nos filmes.”Por Elenilson Nascimento*
Caros alunos da professora Nazaré, sei que todos vocês devem gostar do filme “Lua Nova”. E quem não viu vá conferir, pois é muito legal. Mas vamos ser sinceros. Por mais que a crítica especializada (*que muitas vezes não entende nada) venha descendo a lenha no filme, continuação do também mega sucesso “Crepúsculo”, ambos baseados em livros da autora Stephenie Meyer, o sucesso do filme está garantido, pois os fãs adolescentes de Salvador, Brasil e do mundo todo adoraram bem antes de vê-lo.
Se em “Crepúsculo”, o maior êxito de bilheteria veio do boca a boca de crianças e adolescentes, em “Lua Nova” os produtores tiveram mais tempo para preparar o terreno: desenvolveram grande campanha de marketing, levaram os astros a vários países pelo mundo (*menos no Brasil) e contaram com a produção e comercialização de inúmeros produtos por causa do sucesso dos filmes.
A estória dos vampiros, lobisomens e estudantes apaixonados é bem bacana. O vampiro Edward é apático, fraco e egoísta, que promete desaparecer e fazer Bella nunca mais lembrar dele, mas que volta e meia faz aparições para controlar as decisões da menina, mas a Bella, apesar de muito bonita, mantém a mesma expressão de “estou de saco cheio” o tempo todo; e o ator que faz o papel do lobisomem Jacob tomou tanto anabolizante para “Lua Nova” que os muitos já o comparam ao Hulk, pelo rosto um tanto deformado após ficar bombado.
Ao menos os efeitos especiais deram uma melhorada e há mais ação, inclusive com boas doses de adrenalina, quando Bella tenta impedir Edward de se revelar ao público. Mesmo assim, “Lua Nova” tem agradado em cheio as meninas que colecionam tudo que o estúdio lança dos atores bonitões, e aos meninos que gostam de conferir cenas de lutas nos filme. É um filme bem legal. Mas o que vocês acharam da professora Nazaré como a Bella, ao lado do Jacob, na foto?
* Elenilson Nascimento é escritor baiano, especial para o blog do Colégio Cidade de Itabuna.
fotos: divulgação

terça-feira, 26 de janeiro de 2010

DESENHO NA PRAIA

Hosted by Galleries.cetrine.net
artwork: Elenilson/LC

HISTÓRIAS DA MINHA IMAGINAÇÃO

“A leitura é um dos principais instrumentos que permite o ser humano situar-se com os outros.” O livro infantil, lançado em 2004, “Histórias da minha imaginação” é o primeiro trabalho da escritora Shelley Büchele Ceccato, de Florianópolis, Santa Catarina. Em 2007, Shelley lançou o segundo trabalho intitulado “A turma da rua do meio em uma misteriosa aventura”, cujo objetivo é afirmar que as crianças permanecem como estímulo na criação das histórias da escrtiora.
>>> Contatos para pedidos de livros:
Telefone: (48) 9981-7625
E-mail: shellceccato@hotmail.com
MSN: shellceccato@hotmail.com
fonte: Blog da Stella Maris Buchele

ESTADOS NÃO SEGUIRÃO ORIENTAÇÃO DO CNE SOBRE MATRÍCULA

Pelo menos 14 Estados não seguirão a orientação do Conselho Nacional de Educação (CNE) de matricular, no 1º ano do ensino fundamental, crianças com 6 anos completos até 31 de março. Mesmo com a tentativa do conselho de padronizar a idade, a maioria dos governos manterá, neste ano, sua própria data de corte - último dia do ano em que a criança deve fazer 6 anos para ingressar no 1º ano. Como os Estados têm autonomia, eles podem ou não seguir a recomendação do CNE.
Para tentar criar um padrão para a data de corte, o CNE discutiu a questão com os conselhos estaduais e as entidades representativas da educação básica e, no fim de 2009, emitiu resolução que foi homologada em 11 de janeiro deste ano. O documento apresenta diretrizes para a implementação do ensino fundamental de nove anos, que, a partir de 2010, vale em todo o País.
A principal polêmica é o ingresso de crianças de 5 anos no fundamental - o que, em caráter excepcional, o CNE permite em 2010, desde que o aluno esteja matriculado na educação infantil (antiga pré-escola) há pelo menos dois anos. Para educadores e psicopedagogos, antecipar a entrada da criança no 1º ano pode atrapalhar seu desenvolvimento.
A reportagem consultou 23 Estados e o Distrito Federal: Paraíba, Sergipe, Rio Grande do Norte, Maranhão, Amazonas, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo e Santa Catarina, além do Distrito Federal, afirmaram que seguirão suas próprias datas de corte, que variam de 28 de fevereiro a 31 de dezembro. Em São Paulo, por exemplo, será mantido 30 de junho.
O principal motivo alegado pelas secretarias estaduais para não aderirem à padronização é que, quando a resolução foi concebida, as matrículas já estavam em andamento ou concluídas. Para Cesar Callegari, presidente da Câmara de Educação Básica do CNE, a decisão dos Estados era esperada. "Ela mostra, mais uma vez, a necessidade de termos uma lei nacional para isso."
fonte: Agência Estado/O Estado de S. Paulo
foto: Sistema FIEMG/divulgação

segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

A ROSA

Arrasa o meu projeto de vida
Querida, estrela do meu caminho
Espinho cravado em minha garganta
Garganta
A santa às vezes troca meu nome
E some

E some nas altas da madrugada
Coitada, trabalha de plantonista
Artista, é doida pela Portela
Ói ela
Ói ela, vestida de verde e rosa

A Rosa garante que é sempre minha
Quietinha, saiu pra comprar cigarro
Que sarro, trouxe umas coisas do Norte
Que sorte
Que sorte, voltou toda sorridente

Demente, inventa cada carícia
Egípcia, me encontra e me vira a cara
Odara, gravou meu nome na blusa
Abusa, me acusa
Revista os bolsos da calça

A falsa limpou a minha carteira
Maneira, pagou a nossa despesa
Beleza, na hora do bom me deixa, se queixa
A gueixa
Que coisa mais amorosa
A Rosa

Ah, Rosa, e o meu projeto de vida?
Bandida, cadê minha estrela guia
Vadia, me esquece na noite escura
Mas jura
Me jura que um dia volta pra casa

Arrasa o meu projeto de vida
Querida, estrela do meu caminho
Espinho cravado em minha garganta
Garganta
A santa às vezes me chama Alberto
Alberto

Decerto sonhou com alguma novela
Penélope, espera por mim bordando
Suando, ficou de cama com febre
Que febre
A lebre, como é que ela é tão fogosa
A Rosa

A Rosa jurou seu amor eterno
Meu terno ficou na tinturaria
Um dia me trouxe uma roupa justa
Me gusta, me gusta
Cismou de dançar um tango

Meu rango sumiu lá da geladeira
Caseira, seu molho é uma maravilha
Que filha, visita a família em Sampa
Às pampa, às pampa
Voltou toda descascada

A fada, acaba com a minha lira
A gira, esgota a minha laringe
Esfinge, devora a minha pessoa
À toa, a boa
Que coisa mais saborosa
A Rosa

Ah, Rosa, e o meu projeto de vida?
Bandida, cadê minha estrela guia?
Vadia, me esquece na noite escura
Mas jura
Me jura que um dia volta pra casa
("A Rosa" - letra e música de Chico Buarque)
foto: arquivo particular

domingo, 24 de janeiro de 2010

SÍTIO DO PICAPAU AMARELO

Confira abaixo algumas cenas do Sítio do Picapau Amarelo, baseado na obra de Monteiro Lobato, exibido na Globo:

VIDA

A vida é indivisível em capítulos, a não ser pelos
romancistas.
Vida, aprendizado sem conclusão de curso.
Viver não é nada; continuar vivendo é que constitui
ato de bravura.
A certa altura da vida não vale a pena acreditar
que alguma coisa valha a pena.
Pode-se comparar a vida a um livro escrito em
língua que jamais aprenderemos.
*
Quanto mais aprendo, menos vivo.
*
Viver é aprender e esquecer o que aprendemos.
O nascimento é um dado, a morte outro, mas o
banco de dados não tem programação.
Há dias em que a vida é indiferente, e a indiferença
uma felicidade.
Supomos estar vivos, mas quem nos garante, a
não ser os outros que supõem a mesma coisa?
*
O sentido da vida é buscar qualquer sentido.
Uma das injustiças da vida é a responsabilidade
por estar vivo.
Viver é esforço, voluntário ou não, para executar
a tarefa que ninguém nos atribuiu.
("O avesso das coisas" - Carlos Drummond de Andrade)

NAZARÉ, A ESPANHOLA

Hosted by Galleries.cetrine.net
artwork: Elenilson/LC